Campanha Maio Amarelo, Todos pela vida

Como o Outubro Rosa, o Novembro Azul e o laço vermelho usado em dezembro pela AIDS, as causas mundiais vem ganhando datas e cores chamando a atenção das pessoas. Neste mês teremos o MAIO AMARELO, com o  objetivo de chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e assim buscar a redução de acidentes. A escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.

O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente, 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

O laço, símbolo do movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. A sua cor é amarela, pois remete às placas de advertência e ao sinal amarelo do semáforo, reforçando a necessidade de ter atenção no trânsito.

Faça a sua parte para um trânsito mais humano e sem violência com pequenos atos como: planejar para não sair atrasado, a pressa causa muitos acidentes; tenha mais atenção ao se aproximar de faixas de trânsito, hospitais e escolas; respeite o limite de velocidade; use cinto de segurança; dê a vez no trânsito para um motorista que está querendo se deslocar em uma esquina, ser gentil no trânsito salva vidas e te faz um bem danado!