Cuidados com a pele e o cabelo no inverno

Durante o inverno a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomar banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele e retiramos o óleo do couro cabeludo, que tem função de proteger naturalmente os fios. Com os banhos mais quentes, também desidratamos os fios, aumentando a queda de cabelos e a descamação do couro cabeludo, onde pode ser confundida com caspas.

A pele do rosto e do corpo está sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-la com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante usar protetor solar e fazer hidratações profundas e, além disso, praticar uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes pode trazer benefícios em longo prazo. Use hidratantes logo após o banho – ainda no banheiro – pois o vaporzinho pós-banho ajuda na penetração do creme. O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que o paciente evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos a laser etc. Procedimentos de depilação a laser também são indicados para esta época. Os lábios também costumam ressecar muito nesta estação. É importante usar manteiga de cacau para evitar rachaduras.

Nesta estação é muito comum diminuir a ingestão de água, um erro brutal. Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo que naturalmente fica debilitado por causa do clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Se você não é muito fã de água, durante esta estação, uma dica é tomar chás.