As plantas suculentas são aquelas em que a raiz, o talo ou as folhas são grossas e armazenam água em quantidades muito maiores que as plantas normais. Esta adaptação, que lhes permite manter reservas do líquido durante períodos prolongados, as faz sobreviver em ambientes áridos e secos que para as outras plantas seriam inabitáveis.
O exemplo mais típico de suculência são os cactos, cujos talos apresentam uma grossa capa de tecido parenquimatoso, além da adaptação de transformarem as folhas em espinhos, que cumprem a dupla função de reter a água e defender a planta de possíveis agressões. Muitas suculentas são pubescentes, ou seja, apresentam uma superfície coberta de pêlos que retêm o orvalho matutino.
Resistentes ao calor e à pouca água, essas plantas são ideais para quem não tem muito tempo ou jeito para cuidar do jardim. A adaptação das suculentas nos permite decorar qualquer ambiente da casa.
Se for deixar suculentas e cactos expostos ao sol, é preciso regá-los a cada 15 dias, em média. Dentro de casa e em locais mais frescos, até mesmo sob ar condicionado, eles são capazes de ficar até um mês sem receber água. São plantas que não necessitam ficar com a terra úmida. O ideal é molhá-las apenas quando a terra já estiver bem seca.
Outra facilidade no cuidado dessas espécies é que elas não precisam ser podadas. As suculentas, por exemplo, têm porte pequeno e normalmente são rasteiras. E apesar de os cactos crescerem mais, dificilmente terão de ser cortados.
Já a adubação pode ser feita a cada três meses, com composto químico ou natural, como farinha de osso e torta de mamona, produtos comprados em lojas de jardinagem e agropecuárias. É só colocar na terra antes de regar, e pronto!
Conheça algumas espécies e inspire-se para sua nova decoração:
CACTO BOLA: originário do México, tem formato globoso, como o próprio nome diz, e cresce somente até 30 cm de altura. A espécie apresenta aréolas com espinhos esbranquiçados ao longo das nervuras. A rega deve acontecer somente quando a terra estiver seca.
CACTO CANDELABRO: Parece um cacto, mas não é! O cacto candelabro é na verdade uma Euphorbiaceae, muito bem adaptada ao semiárido. Fica muito bem em jardins com pedras, isolado ou com outras suculentas. São cultivados expostas ao sol, e é necessário um certo cuidado com a rega, pois esta planta não tolera muita água e nem sombra, apodrecendo com facilidade nestas condições. Deve-se ter cuidado com crianças pequenas e animais de estimação pois, além de espinhos esta planta tem a seiva tóxica.
ROSA DE PEDRA: Também conhecida como echeveria, tem folhas de coloração verde, rosada ou acinzentada, espessas em forma de roseta. A espécie também produz florzinhas róseas de efeito ornamental. O melhor é que seja cultivada a pleno sol, em solo composto de terra de jardim, terra vegetal e areia. Espere sempre o solo secar para depois molhá-la. Ficam lindas em qualquer vaso, até em xícaras.
CRASSULA OVATA OU PLANTA JADE: Ela é uma das suculentas mais fáceis de cultivar, tanto para jardineiros iniciantes como para aqueles de final de semana. Seu caule é ramificado, verde e suculento quando jovem, e vai gradativamente lignificando, adquirindo uma tonalidade parda. Os ramos e o caule são robustos, curtos e retorcidos, conferindo à planta um aspecto envelhecido. As folhas são ovaladas a elípticas, diferente das outras suculentas. Floresce no inverno e primavera, com numerosas flores estreladas, perfumadas, de cor branca ou rosa.
—————————————————————————————————————————————-
FAÇA VOCÊ:
Bonitas e fáceis de cuidar – até para os donos mais inexperientes –, as suculentas são ótimas opções para cultivar em casa. Se você é apaixonado por plantas, mas não dispõe de tempo ou intimidade com o assunto, anime-se com as imagens abaixo!
Com muita criatividade, diversas mudas, terra e amor você pode fazer de uma fôrma de bolo numa linda guirlanda. No meio (no furo) você pode encaixar uma vela aromatizante e deixar seu ambiente super zen para o final de semana. Detalhe: como a fôrma não tem furo nas bases, para evitar que a terra fique encharcada, é preciso maneirar nas regas.
As suculentas são as clássicas plantas de xícaras, copos, gaiolas, vasos de vidro e vasos pequenos, pelo seu tamanho.