Bolor e Mofo: afaste esses problemas da sua casa

Bolor é o fungo em estágio inicial, onde fica uma camada em alto relevo na tonalidade acinzentada, que, limpando com um pano úmido ou mesmo escovando, você consegue retirar. Já o mofo é o fungo em estágio avançado que cresce em áreas mal ventiladas e úmidas, como os banheiros, guarda-roupas, armários e balcões, atrás de cortinas, etc. Prejudicial à saúde, é muito importante prevenir limpando periodicamente, detectar e se livrar do bolor enquanto não é mofo.


-> Encontrando o mofo

mofoPara prevenir o mofo, mantenha os ambientes bem ventilados, assim, evita o aparecimento de bolor nos tetos, banheiro, lavanderia e cozinha. Também inspecione toda a casa frequentemente. O mofo costuma prosperar em áreas úmidas e com pouco acesso à luz natural, o que coloca no topo da lista os móveis fechados, armários e guarda-roupas. Verifique com atenção as paredes, os espaços onde tiver encanamento, como embaixo da pia, em torno do vaso sanitário e na área do chuveiro. Se estes equipamentos estão vazando, podem estar contribuindo para tornar seu banheiro um terreno fértil para o mofo.

-> Paredes e teto livres do mofo 

Combata o mofo no teto e nas paredes com o uso de água sanitária ou detergente dissolvido em água, utilizando esponja ou pano levemente umedecido. Abra as janelas para secar bem. Limpe o teto anualmente!

-> Repintura das Paredes  

Repinte as paredes das áreas secas a cada 3 anos. Para realizar a repintura das paredes e o tratamento das fissuras você deve contratar sempre um serviço especializado. Na sua CASA SONHO REAL, entre em contato conosco para realizarmos a qualificação e venda dos produtos corretos a serem utilizados, pois usando produtos inadequados, perde-se a garantia.

-> Como eliminar mofo no banheiro

Tá aí um cômodo fácil de acumular umidade, por causa do vapor do chuveiro. Na limpeza cotidiana, é recomendado usar vinagre branco, que é eficiente para evitar o problema. Porém, caso as paredes já estejam manchadas, prepare uma solução de ½ medida de água e ½ de água sanitária. Aplique na parede e deixe agir por alguns minutos. Retire com um pano limpo. Para evitar que o mofo volte a aparecer, é preciso arejar o ambiente, já que a umidade é o principal fator facilitador para a propagação dos fungos, que causam o mofo. Por isso, abra as janelas do banheiro diariamente, principalmente as do box (chuveiro).

-> Como eliminar mofo dos armários

Tire toda a roupa ou louça do armário, coloque vinagre branco dentro de um borrifador (guarde o frasco de um limpa-vidros, por exemplo) e espirre em todos os cantos, até nas gavetas. Passe um pano e deixe secar com as portas abertas. O vinagre é ácido, então, ele inibe o desenvolvimento de fungos.

Outra solução é misturar 1 litro de álcool 92,8% com 1/3 da mesma medida de cravo-da-índia e deixar em um recipiente por 24 horas. Após, transfira para um borrifador e aplique com um pano nos armários vazios, espalhando bem. Espere secar muito bem para recolocar suas roupas, pois o líquido ficará tingido pela cor do cravo, e sem secar totalmente, pode manchar a roupa e o mofo retorna.

A terceira opção para os armários é passar bicarbonato de sódio usando uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais para aparecer de novo, mesmo em casas na praia.

Guarda-roupa: nunca guarde uma peça que você acabou de usar. Deixe-a tomar um ar antes. A gente transpira ao longo do dia, então a peça nunca está completamente seca. E nunca, em hipótese alguma, guarde roupa úmida.

Abra os armários e gavetas: faça isso uma vez por semana por algumas horas para que o ar possa circular dentro deles.

Deixe as roupas expostas ao sol: a cada seis meses leve todas as peças (inclusive roupa de cama) para tomar sol. Aproveite e faça uma faxina, livrando-se do que não usa.

-> Como eliminar mofo nos móveis

Os móveis e a decoração, como os tapetes e quadros, também podem ficar com cheiro de mofo caso estejam localizados em um ambiente com pouca ventilação e luz natural. Para eliminar o odor, você pode colocar bicarbonato de sódio em uma peneira grande e pulverizar sobre as superfícies. Deixe agir por 10 minutos e aspire. Não use vassoura, apenas aspirador de pó, para evitar manchas brancas. Para limpar tapetes utilize água e vinagre.

Afaste os móveis da parede. Assim, se ocorrer alguma infiltração, seu móvel estará protegido contra a umidade.

-> Como eliminar mofo no colchão

Misture 1 copo de álcool isopropílico e 1 copo de vinagre, passe na parte do mofo e coloque seu colchão exposto ao sol o máximo de horas que puder, para que a umidade possa ser absorvida pelo calor. Não deixar o colchão tomando sol em contato direto com o chão, uma dica é deixá-lo nas cordas do varal. Passe um aspirador de pó nos dois lados do colchão removendo as impurezas (poeiras).

Para manter a higiene do seu colchão, pratique o hábito de virá-lo a cada 15 dias e aspirá-lo para remover impurezas.

-> Como remover mofo de roupas e sapatos

Para tirar manchas de mofo e bolor nas roupas coloridas, use apenas água sanitária e açúcar. As cores não desbotam com essa solução porque, ao invés de atacar o corante, o cloro da água sanitária ataca o açúcar. Lembrando das aulas de química,  o hipoclorito de sódio (NaClO), princípio ativo da água sanitária, é um oxidante potente. O açúcar, por sua vez, é um redutor. Assim, o açúcar é oxidado ao invés do corante, o que explica cientificamente porque não mancha ou desbota a peça. Vale frisar que quanto mais antiga a mancha de mofo ou o bolor, mais difícil é a retirada.

Se você tirou o casaco do armário depois de meses de calor e deu de cara com pequenas manchas branquinhas, não se desespere: dá para mandar o mofo embora em dois tempos com uma xícara de vinagre branco por cada litro de água. Coloque as roupas de molho durante uma ou duas horas. Após esse tempo, lave a roupa com sabão como costuma fazer.

Sapatos e jaquetas de couro: umedeça um pano limpo e seco em vinagre de álcool puro, passe na peça de couro que está com mofo até limpá-la. Seque com outro pano seco e limpo (não use essa receita em camurça). Deixe arejar por duas horas em local ventilado e iluminado, mas nunca no sol. Jamais guarde roupas de couro em sacos ou capas plásticas, use as de algodão ou TNT. O plástico não deixa a peça respirar, ou seja: quando a temperatura sobe, o plástico sua e fica úmido, depois quando a temperatura cai, as gotículas caem nas roupas deixando-as úmidas. Com o tempo o mofo aparece, pela umidade e falta de luz.

-> Aposte sem medo no bicarbonato de sódio

Preencha um potinho até a metade com o pó e coloque-o em um lugar onde ninguém vai esbarrar nele. Se preciso, faça vários potinhos iguais e espalhe pela casa para controlar a umidade. Quando o pó formar pequenas bolinhas, é a hora de trocar.